Bio
Jean Marc Dercle (a.k.a. Pablo) nasceu em Paris, França, em 1968. É cenógrafo/construtor, criador, autor compositor & músico. Com formação base em carpintaria e desenho industrial, orientou desde cedo estes conhecimentos aos ofícios do espetáculo. Iniciou atividade em teatros como o Théâtre des Amandiers, Théâtre de Chatelet e L’ Opera Bastille, entre outros. Na década de 90 incorpora ativamente o movimento das Artes de Rua em França. Inicia em 99 a colaboração com a Comp.ª Ici Même (cenografia e surpresa urbana). Chega a Portugal em 2000 e constitui a Piajio-associação cultural, associação que se debruça sobre a criação em espaço público e assume as funções de diretor artístico, cenógrafo/construtor, ator/músico.
É diretor artístico de criações como As Vitrines (criação em montras para Porto 2001), Incrível Tasca Móvel (instalação /espetáculo -CCB e Festival Internacional de Marionetas do Porto), O’queStrada* (projecto musical – itinerância nacional e internacional) e Incrível Club (espaço de criação e laboratório no antigo cinema da Incrível Almadense). Para além da Piajio associação, colaborou com a Companhia Circolando no espetáculo Giroflé na concepção e realização das rebecas, com o Teatro Extremo, como cenógrafo/construtor nos espetáculos Histórias Dentro de Uma Mala, Giraldo, Velho palhaço precisa-se, com a Companhia Clara Andermatte, cenógrafo/construtor no espetáculo de rua “O Meu Céu” e com o Colectivo, Café Cultural na criação do espetáculo “Fabrique du Macadam” .
Nos audiovisuais trabalhou com as produtoras LX filmes, Clap film e Madragoa filmes. Paralelamente forja a Oficina Pablo que se dedica à criação do design de recuperação, onde aplica várias artes e técnicas desenvolvidas, um projeto pessoal com base no conceito de Arte Útil onde criou a gama OVNI (objetos versáteis não identificados) assim como os candeeiros mutantes.
Criador da Contra-bacia.
Música
Vídeo